Com três anos de existência Uma Penca cresce 400% em vendas
Plataforma surgiu no final da pandemia em julho de 2022. Atualmente possui 20 mil lojas parceiras e em média 200 mil produtos cadastrados
A Uma Penca é uma plataforma brasileira de e-commerce sob demanda. A plataforma, que completa três anos, nasceu em julho de 2022 e foi fundada por Bruno Imbrizi, que também é CEO da Chico Rei. A marca surgiu pela alta demanda de parceiros que queriam criar produtos próprios, inicialmente atendida pela marca de moda Chico Rei. A galeria de parceiros cresceu exponencialmente, tornando a manutenção do braço inviável devido ao volume elevado de pedidos e à falta de agenda. Da oportunidade surgiu a plataforma que hoje atende a esse público.
Gratuita, a plataforma permite que qualquer pessoa (física ou jurídica) crie sua própria loja em um ambiente de simples navegação. A tecnologia foi pensada para suprir as necessidades de negócio, com leitura e análise de dados, e para construção de novas marcas.
Com qualidade herdada da Chico Rei, a plataforma oferece inovação em matérias-primas e nos processos de fabricação, além de contar com um portfólio crescente de produtos, incluindo camisetas adultas e infantis, pôsteres, canecas, ecobags e acessórios como bottons e ímãs. Todos os itens são fabricados sob demanda, com matérias-primas certificadas (como algodão BCI) e opções veganas e cruelty free (certificação PETA).
Para gerar economia e risco zero de dinheiro parado, a startup trabalha em um modelo de negócio sem estoque. “O maior qualificador do nosso trabalho e um dos nossos maiores diferenciais é a economia de custos e o impulso na reputação das marcas dos nossos lojistas. Enquanto na concorrência é necessário investir, em média, R$1.500 por ano só para manter a loja online funcionando. Aqui o investimento inicial é zero, os recursos são tempo e criatividade”, comenta Bruno Imbrizi, fundador da Uma Penca.
Crescimento da Uma Penca
Quando tinha menos de dois anos de existência ultrapassou 5 milhões de reais em vendas. Agora com três anos de atuação alcançou um salto de 400% em vendas.
A startup possui mais de 20 mil lojas cadastradas, 200 mil produtos cadastrados e um modelo de negócios que combina escalabilidade, automação e impacto social mensurável. Para 2025, a expectativa é movimentar R$ 4,5 milhões em vendas na plataforma, valor 80% superior aos R$ 2,5 milhões registrados em 2024. O número de lojas cadastradas também deve crescer, passando de 20 mil para 30 mil até o fim de 2025.
São clientes da Uma Penca: A ONG internacional Médicos Sem Fronteiras, o filósofo Mario Sergio Cortella, a multinacional Aymoré, entre outros.
Mercado de print on demand
O negócio está inserido em um mercado global de Print on Demand (POD) que movimentou cerca de 9,9 bilhões de dólares em 2024 e deve ultrapassar os 33 bilhões até 2030, com taxas de crescimento anual na casa dos 25%, segundo dados da Grand View Research e Straits Research. No Brasil, o setor já representa um volume estimado de 237 milhões de dólares, com projeções que apontam para mais de 1 bilhão até o final da década, indicando que o país é o maior e mais dinâmico mercado da América Latina nesse segmento.
Impacto social e ambiental
Cada venda em Uma Penca gera uma contribuição automática para projetos ligados à saúde, meio ambiente, educação e direitos humanos. Até agora, as doações para instituições parceiras já acumulam mais de 50 mil reais revertidos para o impacto social. Além dos repasses das mais de 300 ONGs, com lucro 100% revertido, possuem lojas na startup como Médicos sem Fronteiras, e Razões para Acreditar.
Em 2024, a empresa foi reconhecida pelo Guia Mol como o Produto Social do Ano, destacando-se entre negócios inovadores com viés de impacto. A empresa agora mira um novo ciclo de crescimento com foco em parcerias corporativas, projetos de licenciamento de IPs culturais e marcas de entretenimento, além da captação de investidores estratégicos para expansão nacional e internacional. Até o momento, as doações para instituições parceiras já somam mais de R$ 50 mil revertidos para impacto social.
“Hoje, 96,5% dos nossos consumidores voltam a comprar com a gente. Isso é reflexo de um produto bem feito, com propósito claro e uma experiência fluida para quem empreende. Estamos construindo uma rede plural, onde artistas, ONGs, empresas e influenciadores podem monetizar suas audiências e gerar impacto real”, finaliza Imbrizi.
(Foto: Divulgação)