Impactos ocultos da reforma tributária: especialista alerta para riscos no mercado de locações
Enquanto o debate público sobre a reforma tributária se concentra no consumo, efeitos menos visíveis podem atingir diretamente o bolso de proprietários e inquilinos. A advogada tributarista Roberta de Amorim Dutra aponta que mudanças na tributação de serviços e da renda vão mexer bastante com o setor imobiliário.
“O que quase ninguém está falando é que a unificação tributária não afeta apenas produtos. É fundamental que locadores e inquilinos revisem suas cláusulas contratuais para evitar litígios e garantir clareza sobre quem arcará com os novos custos tributários, que terão efeito dominó sobre os contratos imobiliários.
Na prática, a reforma até pode amenizar o impacto para algumas empresas, com a possibilidade de maior creditamento, especialmente as maiores. Já, os pequenos negócios podem sentir o peso maior, explica a tributarista.
Para Roberta, a preparação é o único caminho. “Quem começar a revisar contratos, simular cenários e se atualizar sobre a regulamentação, antes de janeiro de 2026, terá mais margem para agir e evitar perdas. A reforma é inevitável, mas os prejuízos não precisam ser”, conclui.
(Foto: Reprodução/YouTube/ND)